ASSUNTOS GERAIS

ASSUNTOS GERAIS

POR ASSUNTO

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

ENDOSCOPIA BARIÁTRICA

CÁPSULA ENDOSCÓPICA / ENTEROSCOPIA

COLONOSCOPIA

COLANGIOPANCREATOGRAGIA ENDOSCÓPICA RETRÓGRADA

ECOENDOSCOPIA

OUTROS

MAIS RECENTES

Opções endoscópicas no tratamento das complicações do anel de restrição em pacientes pós by-pass gástrico.  Série Endoscopia Bariátrica

Opções endoscópicas no tratamento das complicações do anel de restrição em pacientes pós by-pass gástrico. Série Endoscopia Bariátrica

O anel de contenção no by-pass gástrico (cirurgia de Fobi-Capella) foi muito utilizado no passado com o objetivo de evitar a dilatação da anastomose e perda do efeito restritivo da cirurgia, gerando assim, um melhor resultado na perda de peso a longo prazo. Ap... »

Melanosis coli

Melanosis coli

Melanosis coli consiste na presença de pigmento marrom em macrófagos na mucosa do intestino grosso1,2. A condição, descrita pela primeira vez por Cruveilhier, em 18293, e chamada de melanosis coli por Virchow em 18574, foi inicialmente pensada como sendo devid... »

Hemorragia digestiva média

Hemorragia digestiva média

  Definição Hemorragia do trato gastrointestinal médio é definida pelo sangramento localizado entre a papila duodenal maior e a válvula ileocecal. Corresponde a cerca de 5% dos casos de hemorragia digestiva. O sangramento gastrointestinal obscuro é aquele... »

Pseudolipomatose de cólon

Pseudolipomatose de cólon

  Introdução e etiopatologia A pseudolipomatose do cólon foi descrita pela primeira vez em 1985(1) e desde então, diferentes patogenias foram postuladas para esta condição, incluindo penetração intramucosa do ar durante insuflação (barotrauma), biópsias o... »

Síndromes de polipose colorretal

Síndromes de polipose colorretal

  CÂNCER COLORRETAL HEREDITÁRIO E  SÍNDROMES DE POLIPOSE COLORRETAL – DESVENDANDO O MISTÉRIO – O QUE É FOCINHO DE PORCO E O QUE É TOMADA?   A maior parte dos casos de câncer colorretal é esporádica. Estima-se, no entanto, que fatores hereditári... »

Manejo e Tratamento da Hemorragia Digestiva Baixa Aguda

Manejo e Tratamento da Hemorragia Digestiva Baixa Aguda

  Hemorragia digestiva é a principal causa de hospitalização devido a doenças do trato gastrointestinal nos Estados Unidos, sendo 30 a 40% dos casos devido a hemorragia digestiva baixa (HDB). Na maioria dos pacientes, a HDB aguda é resolvida de forma espo... »

Síndrome pós-polipectomia

Síndrome pós-polipectomia

  A realização de polipectomias faz parte do dia a dia do colonoscopista, como parte de procedimentos de rotina, exame diagnósticos etc.  As principais complicações evidenciadas incluem ressecção incompleta da lesão, sangramento e perfuração.  A síndrome ... »

Esôfago negro

Esôfago negro

A necrose esofágica aguda (NEA), também conhecida como esôfago negro ou esofagite necrotizante, é uma síndrome rara caracterizada por uma aparência escurecida da mucosa, com comprometimento circunferencial difuso, que afeta principalmente os dois terços distai... »

Quando devemos associar betabloqueador à nossa ligadura elástica?

Quando devemos associar betabloqueador à nossa ligadura elástica?

  Hemorragia digestiva alta (HDA) por varizes esofágicas (VE) é uma grave complicação da hipertensão portal, sobretudo em pacientes com cirrose hepática e outra descompensação da doença, como ascite, encefalopatia ou icterícia (1). O risco de sangramento ... »

Estenose biliar pós transplante hepático

Estenose biliar pós transplante hepático

   As complicações biliares pós-transplante hepático podem ocorrer em 6-40% dos pacientes, sendo mais frequentes após o transplante intervivos. Elas podem ser precoces, ocorrendo nas primeiras 4 a 6 semanas (fístulas, biloma, estenoses  e deiscência por necros... »

Mucosa gástrica ectópica em esôfago proximal

Mucosa gástrica ectópica em esôfago proximal

    Muitas vezes nos deparamos com ectopia de mucosa gástrica no esôfago proximal, especialmente durante a retirada cuidadosa do aparelho. Apesar da certa irrelevância desse achado na nossa rotina (que muitas vezes nem é descrito no laudo), alguns au... »

Endoscopia digestiva pediátrica: são necessárias biópsias de rotina?

Endoscopia digestiva pediátrica: são necessárias biópsias de rotina?

Introdução A endoscopia digestiva na população pediátrica apresenta algumas particularidades que a difere do exame em adultos. Em crianças e adolescentes, as doenças malignas são muito raras, sendo as doenças funcionais e as malformações congênitas as encontra... »