Home » Dissecção endoscópica da submucosa de câncer gástrico precoce

Dissecção endoscópica da submucosa de câncer gástrico precoce

por Felipe Paludo Salles
Compartilhe:

Vídeos Endoscopia Digestiva Alta e Exame Dissecção endoscópica da submucosa de câncer gástrico precoce

[ddownload id=”9118″]

 

Paciente de 67 anos, completou recentemente tratamento para câncer de mama com quimio e radioterapia, apresentando sintomas dispépticos. Na endoscopia digestiva observada lesão plano-deprimida na região da Incisura Angularis com cerca de 40mm que foi biopsiada. Análise histológica revelou tratar-se de uma adenocarcinoma in situ. Indicado ESD para ressecção da lesão.

 

Clique aqui e leia mais sobre ESD neste link

 


Compartilhe:

2 Comentários

Felipe Paludo Salles 03/05/2018 - 5:14 pm

Obrigado Matheus. A solução utilizada foi de manitol 10%, com indigo carmin e adrenalina. Outra opção no Brasil é a utilização de algum colóide como o Voluven.

Com certeza algum dispositivo de tração teria ajudado muito neste caso. Pois como a lesão era na Incisura, o procedimento foi realizado em retrovisão que dificulta muito a aproximação do cap no plano da submucosa, e as vezes a dissecção teve que ser feita um pouco afastada.

Mas a maior dificuldade foi na incisão inicial da mucosa pois no ângulo da incisura a mucosa acaba ficando muita mais próxima da muscular o que aumenta o risco de uma perfuração ja no começo no procedimento.

Um abraço

Matheus Franco 24/04/2018 - 12:08 pm

Felipe parabéns pelo vídeo e pela realização procedimento. Qual solução você utilizou para injeção na submucosa? Vc acha que nesse caso com a lesão localizada na incisura algum dispositivo de tração teria facilitado a sua ressecção? Abraço

Deixe seu comentário