Estudo prospectivo, randomizado, multicêntrico comparando a aplicação profilática de clips e endoloops para prevenção de sangramento em pólipos pediculados de cólon

Estudo prospectivo, randomizado, multicêntrico comparando a aplicação profilática de clips e endoloops para prevenção de sangramento em pólipos pediculados de cólon
Compartilhe:

Estudo publicado em julho na revista Endoscopy comparou a eficácia da aplicação de hemoclipes versus endoloops na prevenção de hemorragia para pólipos pediculados.

Foram incluídos 195 pacientes com pólipos ≥10mm (cabeça) e pedículos com espessura ≥ 5mm. Total de 203 polipectomias, sendo 98 no grupo clip e 105 no grupo endoloop. Ocorreram 5 casos de sangramento no grupo clip (4 imediatos e 1 tardio) e 6 casos de sangramento no grupo endoloop (5 imediatos e 1 tardio). Não houve diferença estatística entre as técnicas (5,1% vs 5,7%; p=0,847). Os autores concluem que o uso de hemoclipes é tão eficaz quanto o uso de endoloops para prevenção de sangramento.

Este é o primeiro estudo prospectivo randomizado estudando a eficácia de hemoclipes na prevenção de sangramento pós-polipectomia de pólipos pediculados. A eficácia dos endoloops já havia sido demonstrada em outros estudos2. Uma outra técnica muito empregada é a injeção de solução de adrenalina no pedículo do pólipo, inclusive com estudos comparativos demonstrando redução dos índices de sangramento em pólipos ≥ 2cm (ver figura 1)3. Particularmente somos favoráveis a métodos mecânicos para tratamento e prevenção de sangramento. Por outro lado, a aplicação de endoloops requer experiência, especialmente em pólipos maiores e em localização difícil, além de necessitar um pedículo com tamanho razoável para não atrapalhar a polipectomia. Com base nessas informações, a técnica empregada dependerá das características do pólipo (tamanho, pedículo, localização) e da preferência do colonoscopista.

Em virtude de evidências científicas demonstrando a redução de sangramentos com o uso de algum método preventivo, recomendamos que, sempre que possível, seja aplicado algum destes métodos no tratamento de pólipos com pedículos maiores que 5 mm.

 

Untitled6

 

 

 

 

 

 

 

Referência

  1. Ji JS, Lee SW, Kim TH, Cho YS, Kim HK, Lee KM, Kim SW, Choi H. Comparison of prophylactic clip and endoloop application for the prevention of postpolypectomy bleeding in pedunculated colonic polyps: a prospective, randomized, multicenter study. Endoscopy. 2014 Jul;46(7):598-604. doi: 10.1055/s-0034-1365515. Epub 2014 May 15.
  1. Iishi H, Tatsuta M, Narahara H, et al. Endoscopic resection of large pedunculated colorectal polyps using a detachable snare. Gastrointest Endosc. 1996;44:594–597.
  1. Di Giorgio P, De Luca L, Calcagno G, et al. Detachable snare versus epinephrine injection in the prevention of postpolypectomy bleeding: a randomized and controlled study. Endoscopy. 2004;36:860–863.

Link do artigo original

 

VÍDEO:

Assista um vídeo de uma polipectomia com uso de endoloop

 

Baixar em PDF
Compartilhe:
Foto de perfil de Bruno Martins

Médico Endoscopista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Endoscopista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Doutor em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Contato: bruno.endoscopia@gmail.com
www.cpe.med.br

Baixar em PDF

6 Comentários

  1. Primeiramente, parabéns ao grupo pela iniciativa do site.
    Acredito que dada a equivalência dos resultados, assumindo como verdade os achados do estudo, o uso do clipe parece mais promissor, pela maior facilidade na aplicação. Tenho usado cada vez menos loop nessas situações. Ainda não li o artigo mas imagino que seja discutido o custo dos acessórios, outro fator a ser considerado.

    • Foto de perfil de Bruno Martins

      Obrigado Rodrigo. Acho que é uma ótima ferramenta para discutirmos assuntos da nossa área. Sua contribuição é sempre bem-vinda!

  2. Eu gosto muito de usar clipes nos pedículo dos pólipos antes da polipectomia. Tecnicamente é bem mais fácil que o Endoloop. O único problema são os pólipos com pedículo muito espesso que o clipe não pega completamente.

  3. Foto de perfil de Felipe Paludo Salles

    Mas na técnica de colocação de clipe antes da realização da polipectomia deve-se ter cuidado para que alça diatérmica não entre em contato com o clipe. Porque por ser metálico, o clipe transmite a corrente elétrica, o que pode ocasionar a perfuração do cólon se este estiver em contato com a parede do órgão.
    Neste estudo qual foi a técnica empregada quando da utilização do clipe. Clipagem do pedículo antes ou depois da polipectomia ?

  4. Foto de perfil de Bruno Martins

    Nesse estudo foi sempre antes da polipectomia. Se tiver espaço eu recomendo antes mesmo. Já tive caso de sangramento imediato após a polipectomia. Felizmente consegui clipar e parar o sangramento sem dificuldades.

  5. Parabéns pela iniciativa pessoal!

    Sempre quando disponível é bom clipar antes da polipectomia…mais segurança na prevenção do sangramento pós polipectomia

Esta publicação não permite comentários.