Últimos Artigos
-
A transição esofagogástrica (TEG) é a área anatômica onde o esôfago distal se junta ao estômago proximal. Em condições normais, está localizado ao nível da crura diafragmática. A localização da …
-
Artigos Comentados
Relação entre uso pré-operatório de semaglutida e estase gástrica: estudo retrospectivo envolvendo pacientes submetidos a endoscopia eletiva
por Flávio Ferreirapor Flávio FerreiraArtigo original Silveira SQ, da Silva LM, de Campos Vieira Abib A, de Moura DTH, de Moura EGH, Santos LB, Ho AM, Nersessian RSF, Lima FLM, Silva MV, Mizubuti GB. …
-
Muitos endoscopistas estão começando a realizar procedimentos avançados e a Dissecção endoscópica da submucosa (ESD) gástrica é um deles. No entanto, na literatura, o detalhamento das técnicas, dificuldades e estratégias …
-
Assuntos Gerais
A primeira impressão é a que fica? Aspecto da papila duodenal maior: o que saber antes de canular
A canulação da papila duodenal maior (PDM) é uma das etapas fundamentais para o sucesso e minimização das complicações associadas ao procedimento de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), e as técnicas …
-
Paciente masculino , 23 anos, após participar de festival de música eletrônica onde ingeriu grande quantidade de bebidas alcoólicas, apresentou vários episódios de vômitos com restos alimentares, e após 6 …
-
Os pólipos da vesícula biliar geralmente são achados incidentais diagnosticados durante exames de ultrassom abdominal ou durante colecistectomia. Geralmente não apresentam sintomas, mas ocasionalmente podem causar desconfortos similares aos causados …
-
A colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE) é um procedimento terapêutico que pode ser realizado em pacientes grávidas em casos específicos. Este estudo aborda as indicações e precauções do uso da CPRE durante a gravidez. As indicações principais incluem casos urgentes como coledocolitíase, obstruções biliares malignas, colangite e fístulas/estenoses biliares. É crucial avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios do procedimento, pois adiar o tratamento pode levar a consequências graves. Durante a CPRE, a radiação deve ser minimizada devido ao seu potencial prejudicial, com técnicas alternativas, como a aspiração profunda do ducto biliar ou a colocação cega de uma prótese biliar, sendo utilizadas para evitar a exposição excessiva à radiação. Além disso, fatores como o tipo de equipamento utilizado, o uso de proteção, a posição da paciente e a técnica do endoscopista também são cruciais. A CPRE durante a gravidez requer um planejamento meticuloso e deve ser executada por profissionais experientes para otimizar o tempo e minimizar os riscos.
-
Vamos ver se você acerta essa sobre a vigilância pós-polipectomia? Homem de 52 anos e sem comorbidades é submetido a sua primeira colonoscopia para rastreamento. No cólon descendente, observa-se volumoso …
-
Assuntos Gerais
Demografia Médica no Brasil 2023 – Uma leitura sobre a Endoscopia Digestiva
por Bruno Medradopor Bruno MedradoPublicado em fevereiro de 2023, a pesquisa Demografia Médica no Brasil (DMB), é uma referência sobre a profissão e suas especialidades no país. Iniciada em 2011 no Departamento de Medicina …
-
Assuntos Gerais
Onde coletar as biópsias gástricas para o estadiamento OLGA?
por Bruno Martinspor Bruno MartinsO protocolo OLGA para estadiamento da atrofia gástrica ficou muito popular no nosso meio. Cada vez mais os endoscopistas estão recebendo pedidos dos gastroenterologistas solicitando coleta de biópsias conforme o …
-
Com a expansão das técnicas endoscópicas diagnosticas e terapêuticas faz-se necessário métodos uniformes e mundialmente reconhecidos para avaliação dos eventos adversos relacionados aos procedimentos endoscópicos. Essa padronização permite avaliação da …
-
A colangiopancreatografia retrograde endoscópica (CPRE) é um dos procedimentos mais desafiadores dentro da endoscopia. Não somente pela dificuldade técnica, mas pela variedade de patologias, variações anatômicas e principalmente pelas complicações …
-
Assuntos Gerais
Processo de aprendizado – Parte 2: como aprender melhor e mais rápido?
por Bruno Martinspor Bruno MartinsNão seria bacana aprender qualquer coisa de maneira mais eficaz e mais rápida? Sem dúvida nossa vida seria muito mais fácil! Existem vários livros e técnicas sobre esse assunto. Na …
-
O complexo da esclerose tuberosa (CET) é uma doença genética autossômica dominante, que acomete 1 a cada 6.000-10.000 nascidos vivos (1). Ela acomete igualmente ambos os sexos e todas as …
-
Casos Clínicos
Mais vale uma mucosectomia de cólon em piecemeal (EPMR) bem feita, do que uma tentativa de mucosectomia en-bloc (EMR) frustrada – Dicas para realizar sem receios!
por Gerson Brasilpor Gerson BrasilCaso da vida real, que encontramos durante as agendas de Colonoscopia: Homem, 60 anos, previamente hígido, sem comorbidades ou histórico familiar relevante para neoplasias do trato gastrointestinal, foi submetido a …