Acalásia: os principais exames e tratamentos

A acalásia é uma doença que pode atingir pessoas de todas as idades, porém, tende a se manifestar mais entre os 20 e 40 anos, além de progredir gradualmente com o passar do tempo.

Acompanhe as principais informações sobre essa condição, como causas, sintomas, exames para diagnóstico e tratamentos. Veja também como ter acesso a materiais sobre saúde e bem-estar pela internet.

O que é acalásia?

A acalásia ocorre no esôfago em decorrência da falta de movimentos peristálticos – responsáveis por encaminhar os alimentos pelo estreitamento do esfíncter do esôfago até o estômago. Na acalásia, acontece também a dificuldade de relaxamento por parte desse esfíncter.

A doença causa bastante dificuldade para engolir e emagrecimento (decorrente da ingestão insuficiente de nutrientes).

Quais são as principais causas e sintomas?

Ainda não se sabe a causa exata da acalásia. No caso, os cientistas acreditam que ela pode ser causada pelo próprio sistema imunológico, que acaba destruindo os nervos da parede do esôfago. No Brasil, uma causa comum de acalásia é a Doença de Chagas, que pode levar ao megaesôfago. Essa condição pode ocorrer com o passar dos anos, em que o esôfago começa a ficar dilatado pela dificuldade de passagem do alimento pelo esfíncter. 

Como consequência, tanto os movimentos responsáveis pelo transporte de alimentos quanto o relaxamento do músculo esfíncter esofágico não ocorrem de maneira adequada. Com isso, tanto alimentos sólidos quanto líquidos são impedidos de chegar ao estômago.

Sintomas

Os principais sintomas da acalásia são:

  • Dificuldade para engolir (disfagia);
  • Dores e desconforto no peito;
  • Refluxo e regurgitação (principalmente ao se deitar);
  • Perda de peso.

Quais exames são usados para o diagnóstico da acalásia?

Para o diagnóstico da acalásia, são utilizados os seguintes exames:

Endoscopia: possibilita ao médico analisar as mucosas do estômago, do esôfago e da parte inicial do intestino.

Manometria esofágica: ajuda a examinar as funções peristálticas do esôfago e o grau de relaxamento do esfíncter esofágico.

Esofagrama: o exame que avalia a passagem de um alimento pelo tubo esofágico e verifica o grau de dilatação do órgão. É feito através de raio-x, após a ingestão de um alimento com contraste.

Leia mais sobre: Dilatação de esôfago

acalásia

Quais são os possíveis tratamentos?

Existem quatro principais tratamentos que podem ajudar pacientes com acalásia. São eles:

Cuidados com a alimentação

Antes mesmo de ter o diagnóstico confirmado, o paciente com dificuldade para engolir (disfagia) pode adotar alguns hábitos alimentares:

  • Mastigar bastante o alimento;
  • Fazer as refeições de forma tranquila, ingerindo alimentos sólidos e líquidos (para ajudar a comida a descer);
  • Preferir alimentos de fácil digestão;
  • Evitar se deitar logo após as refeições;
  • Tomar medicamentos com bastante água para ajudar os movimentos de peristalse do esôfago.

Tratamento endoscópico

Por meio da endoscopia, é possível:

  • Aplicar injeções de botox no esfíncter esofágico para aliviar os sintomas, sendo uma medida paliativa que pode durar de 6 meses a 1 ano.
  • Realizar a dilatação pneumática, que utiliza um balão dilatador para romper a musculatura do esfíncter esofágico inferior e garantir alívio ao paciente.
  • Em alguns casos, pode-se realizar a miotomia por meio da endoscopia, com a ressecção do músculo do esfíncter esofágico inferior, para diminuir a pressão dele.

Procedimento cirúrgico

Na cirurgia, uma parte do esfíncter esofágico inferior é seccionada para que não obstrua mais a passagem de comida. Em casos mais graves de megaesôfago, é feita a retirada do esôfago.

Importante: após o procedimento cirúrgico, é necessário fazer acompanhamento e uso de medicamentos para evitar o refluxo.

Saiba tudo sobre acalásia e o funcionamento do sistema digestivo pelo GastroBlog

Pelo GastroBlog, é possível acessar, de forma totalmente gratuita, materiais sobre acalásia e outras condições que acometem o sistema digestivo. O site também preza por informar sobre bons hábitos de saúde e como o organismo humano deve funcionar. Acompanhe para acessar as matérias em primeira mão, ligadura elástica varizes esofágicas e muito mais

Leia também: Tratamento endoscópico de varizes do estômago | Endoscopia Digestiva Alta | Balão intragástrico

MAIS NOTÍCIAS

O que é endoscopia por cápsula?

A endoscopia por cápsula usa uma pequena câmera sem fio para capturar imagens do seu trato gastrointestinal. A câmera usada para o procedimento está localizada […]

Leia mais

O que comer após a colonoscopia

A colonoscopia é um teste de triagem, geralmente feito sob sedação. É usado para detectar possíveis problemas de saúde no cólon, como pólipos e câncer […]

Leia mais

Câncer gástrico: sinais, sintomas, tratamento e como prevenir

O câncer gástrico, também conhecido como câncer de estômago, pode ser entendido como um crescimento de células anormais na mucosa interna do estômago. Entenda melhor […]

Leia mais

TENHA
A ENCICLOPÉDIA
DO APARELHO
DIGESTIVO
EM SUAS MÃOS

Loading