Balão intragástrico: descubra o que é, como funciona e muito mais

O balão intragástrico é uma alternativa de procedimento menos invasivo (em comparação à cirurgia bariátrica) que visa auxiliar pessoas a emagrecerem.
Conheça, a seguir, o procedimento e tire todas as suas dúvidas.

O que é o balão intragástrico?



O balão intragástrico consiste em um procedimento que acopla um balão ao interior do estômago, ocupando uma parte do espaço disponível, o que faz com que a pessoa coma menos.

Consequentemente, o balão intragástrico auxilia no processo de emagrecimento.
 

Como funciona o balão intragástrico?



O balão intragástrico age diminuindo a capacidade gástrica em até 50% e dificultando a passagem de alimento, o que torna a digestão um pouco mais lenta.

Isso emite um sinal de saciedade ao cérebro, fazendo com que o paciente sinta menos fome ou vontade de comer fora do horário adequado. Também ajuda pessoas que sofrem com compulsão alimentar.

Importante: a colocação do balão gástrico é considerada um tratamento auxiliar, ou seja, além de ser temporário (podendo permanecer no estômago por seis ou doze meses, dependendo do tipo de balão), deve vir acompanhado de uma rotina de hábitos mais saudáveis e reeducação alimentar.

O balão gástrico é considerado uma abordagem menos invasiva em comparação a outras (como a cirurgia bariátrica) pois não é preciso cirurgia para colocação e não provoca nenhuma mudança metabólica.

Além disso, sua eficiência ajuda no controle de doenças associadas à obesidade, como hipertensão e diabetes.

 Balão intragástrico: descubra o que é, como funciona e muito mais

É preciso realizar endoscopia para a colocação do balão intragástrico?



Sim, a endoscopia é realizada como exame preliminar para detecção de possíveis alterações ou anormalidades. Caso algo seja confirmado, o tratamento do problema deverá ser iniciado para, posteriormente, ser feita a colocação do balão.

A colocação do balão intragástrico é semelhante ao exame de endoscopia?



Sim, é possível comparar a colocação do balão ao exame de endoscopia, uma vez que, ainda vazio, o balão intragástrico é inserido pela boca, passando pelo esôfago até chegar ao estômago.

Para conduzir o caminho, usa-se o endoscópio. O tubo conta com câmera e luz, que permitem ao médico assistir ao procedimento de forma simultânea.

Passado o tempo de permanência do balão no organismo, o médico esvazia e retira o balão gástrico. É fundamental respeitar o prazo máximo, caso contrário pode haver risco de perfuração por deterioração do material.
 

Para quem é indicado e contraindicações


 

Indicações



Pacientes considerados superobesos e com doenças que impeçam a realização da cirurgia bariátrica (pressão alta, apneia do sono e diabetes);
Pacientes que não desejam operar ou que não possuem indicação para a bariátrica.

Contraindicações



Pacientes com transtornos psíquicos;
Pacientes que façam uso de anticoagulantes, anti-inflamatórios, álcool em excesso ou drogas;
Pacientes que já tenham realizado cirurgia gástrica ou intestinal de ressecção;
Pacientes que sofram de hérnia hiatal, lesões potencialmente hemorrágicas, esofagite de refluxo, estenose ou divertículo de esôfago;
Pacientes com doença inflamatória intestinal.
 

Conheça o GastroBlog e obtenha mais informações sobre balão intragástrico



O GastroBlog é um portal idealizado pelo Endoscopia Terapêutica que visa prover informações verídicas e de alta relevância à população. Ao acompanhar o site, você tem acesso gratuito aos conteúdos sobre saúde do sistema digestivo, principais exames para detecção de doenças e dicas para prevenção e bem-estar.

Navegue pelo GastroBlog para conhecer todos os materiais sobre saúde e balão intragástrico, ligadura elástica varizes esofágicas e muito mais

Leia também: Tratamento endoscópico de varizes do estômago | Endoscopia Digestiva Alta | Acalásia

MAIS NOTÍCIAS

Dificuldade para engolir: entenda sobre a disfagia

A dificuldade para engolir, ou disfagia, é uma condição que pode atingir pessoas de todas as idades. Entenda melhor a questão e veja como é […]

Leia mais

Como me preparo para uma endoscopia?

A endoscopia é um exame muito importante. É preciso que o paciente realize um procedimento de preparação para que tudo ocorra de forma adequada. Acompanhe […]

Leia mais

Cirurgia bariátrica e metabólica: entenda o procedimento e os benefícios

A obesidade grave ou mórbida é extremamente perigosa para a saúde física e mental, portanto a cirurgia de redução de estômago é uma opção para […]

Leia mais

TENHA
A ENCICLOPÉDIA
DO APARELHO
DIGESTIVO
EM SUAS MÃOS

Loading