Câncer de esôfago: causas, sintomas e tratamento

O câncer de esôfago se desenvolve nas células que revestem as paredes do esôfago. Obtenha informações relevantes sobre a doença aqui no GastroBlog.

O esôfago faz parte do aparelho digestivo e pode ser compreendido como o tubo que liga a faringe (garganta) ao estômago.

Tudo o que você come passa pelo esôfago para chegar ao estômago. Para tal, o organismo realiza movimentos involuntários, também chamados de movimentos peristálticos, que basicamente são contrações musculares rítmicas das paredes esofágicas.
Qual a causa do câncer no esôfago?

Na maioria dos casos de câncer de esôfago, as causas não são conhecidas. Por outro lado, há alguns fatores de risco que a medicina acredita serem determinantes para o risco de desenvolvimento da doença.

Um dos grandes fatores de risco é o consumo de tabaco e álcool, que pode levar ao câncer de esôfago por danificar as células presentes nas paredes que revestem o esôfago.

As lesões causadas no revestimento do órgão, quando constantes, podem provocar danos no DNA. Além do tabagismo e do alcoolismo, outras condições que levam a lesões são o esôfago de Barrett, a síndrome de Plummer-Vinson, acalasia e o processo de cicatrização após ingestão de soda cáustica.
 
Sinais e sintomas do câncer de esôfago 

Os principais sinais de que o paciente pode estar com câncer no esôfago são:
dor no peito, mais especificamente na parte central do tórax;
dificuldade para engolir, ou disfagia, um sintoma muito comum em quem tem câncer no esôfago. Se caracteriza pela sensação de que a comida está presa na garganta;
perda de peso sem causa aparente e sem que a pessoa esteja fazendo qualquer tipo de dieta alimentar.

Outros sintomas menos comuns do câncer de esôfago são:
hemorragia;
vômitos;
falta de apetite;
fraqueza.

Importante: apresentar os sintomas mencionados acima não significa que o indivíduo tenha câncer de esôfago, mas é imprescindível procurar auxílio médico para realizar os devidos exames e tirar a dúvida. Procure um gastroenterologista.
 
Tratamento do câncer de esôfago 



O câncer de esôfago é diagnosticado após uma bateria de exames, como endoscopia, biópsia e exames laboratoriais. Se a doença for confirmada, o médico deverá discutir as possíveis opções de tratamento com o paciente.

Hoje, há diferentes formas de abordar a doença, a depender do estágio e de outras características específicas. Em geral, os tratamentos se dividem em:
tratamentos locais: os tratamentos locais atacam o tumor sem afetar tanto o resto do organismo. Essas terapias podem incluir: radioterapia, cirurgia e tratamentos endoscópicos;
tratamentos sistêmicos: as terapias sistêmicas envolvem o tratamento medicamentoso, que é administrado via corrente sanguínea ou oral. A depender do quadro, há diversos tipos de medicamentos que podem ser aplicados. Esses tratamentos envolvem imunoterapia, quimioterapia e terapia-alvo.
 
Câncer de esôfago: acesse todas as informações no GastroBlog

Além de veicular as principais informações sobre câncer do esôfago, o GastroBlog também informa o leitor acerca dos procedimentos que são necessários para o diagnóstico da doença, como o exame de endoscopia, e o que mais você precisa saber sobre o aparelho digestivo.

O GastroBlog foi idealizado pelo time de especialistas do portal Endoscopia Terapêutica para promover conhecimentos verdadeiros e didáticos sobre o aparelho digestivo, principais doenças, exames diagnósticos e procedimentos para aumentar a qualidade de vida do paciente.

Navegue pelo GastroBlog e tenha acesso a todos os materiais gratuitamente.

Leia também: Balão intragástrico | Disfagia

MAIS NOTÍCIAS

Março Azul: campanha sobre a conscientização do câncer colorretal

O terceiro tipo de câncer que mais mata é o câncer colorretal. Cerca de 40 mil pessoas são afetadas por essa doença todos os anos, […]

Leia mais

Dicas sobre prevenção do câncer de intestino

O câncer de intestino (ou colorretal) é um dos que mais mata no Brasil, ficando atrás, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), apenas do […]

Leia mais

Disfagia: como identificar os sintomas e conhecer

A disfagia é uma condição que pode causar dores ao engolir, engasgo frequente, tosse e sensação de comida presa. Os sintomas da disfagia indicam que […]

Leia mais

TENHA
A ENCICLOPÉDIA
DO APARELHO
DIGESTIVO
EM SUAS MÃOS

Loading