Dificuldade para engolir: entenda sobre a disfagia

A dificuldade para engolir, ou disfagia, é uma condição que pode atingir pessoas de todas as idades. Entenda melhor a questão e veja como é o tratamento.

O que é a dificuldade para engolir

A dificuldade para engolir, seja líquido, seja alimentos sólidos, pode ocorrer tanto na própria boca quanto no tubo que liga o esôfago ao estômago. O termo médico para a condição é disfagia.

Principais sintomas da disfagia

Os principais sintomas da disfagia são:

  • necessidade de intercalar alimentos sólidos e líquidos (para fazer a comida descer);
  • sensação de ter algo preso na garganta ou no esôfago;
  • necessidade de limpar a garganta recorrentemente;
  • episódios de sentir a comida ou bebida sair pelo nariz enquanto engole;
  • dor na garganta ou no peito ao engolir;
  • mudança no timbre da voz ou rouquidão;
  • sensação de engasgamento ou necessidade de tossir após engolir.

Quais são as principais causas e tratamentos

O processo que leva a comida e os líquidos até o estômago é complexo. A língua se move de forma a conduzir os alimentos até o fundo da boca para que alcancem a garganta. No caso, o que está sendo ingerido deve passar pelo tubo de alimentação, porém, a traqueia se localiza próxima ao local de destino.

Por isso, existe uma aba da garganta responsável por proteger a entrada da traqueia dos alimentos, garantindo que a comida e a bebida sigam para o tubo de alimentação.

Nesse sentido, as principais causas da dificuldade para engolir são:

  • acidente vascular cerebral (que afetou parte do cérebro);
  • determinados medicamentos;
  • câncer do tubo digestivo (que envolve boca, garganta, esôfago e estômago);
  • doenças que enfraquecem os músculos necessários para engolir;
  • irritação do esôfago causada pelo ácido do estômago;
  • infecção, como a Doença de Chagas, que leva ao megaesôfago;
  • doenças que levam à alteração da inervação do esôfago, como a acalásia.

Importante: pessoas com problemas para engolir podem vir a perder peso devido à baixa ingestão de alimentos e nutrientes.

Disfagia esofágica

Quando a disfagia ocorre após a deglutição, as causas podem ser variadas. As principais são: estenose péptica, tumores do esôfago, divertículos, impactação de corpo estranho, esofagite eosinofílica, acalasia, espasmo esofagiano, esôfago em britadeira, esclerose sistêmica progressiva, doença de Chagas e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Tratamento para disfagia

O tratamento para a dificuldade para engolir depende intrinsecamente da causa. O problema, muitas vezes, pode ser tratado com medicamentos, se for necessário diminuir os níveis de ácido (em quem sofre de refluxo gastroesofágico), com procedimentos cirúrgicos e, até mesmo, endoscópicos.

Além do tratamento medicamentoso, um profissional de fonoaudiologia pode auxiliar com técnicas complementares, como orientar o consumo de alimentos que ajudam a fortalecer os músculos da região.

Em caso de câncer que esteja causando a disfagia, uma cirurgia pode ser necessária para reparar o problema. Em último caso, o médico pode optar por realizar uma gastrotomia.

Acompanhe as principais informações sobre dificuldade para engolir no GastroBlog

A dificuldade para engolir é uma condição que pode se desenvolver em qualquer fase da vida, por isso é muito importante compreender as principais informações sobre o assunto. Pelo GastroBlog é possível ter acesso a conteúdos completos sobre disfagia, tratamentos e de que forma os exames, como endoscopia, podem ajudar no diagnóstico.

Acompanhe o GastroBlog para receber as principais informações, assim como esse sobre: ligadura elástica riscos

Leia também: Endoscopia Digestiva Alta | Balão Intragástrico | o que é Disfagia ?

MAIS NOTÍCIAS

Divertículos intestinais: causas, sintomas e tratamentos

Divertículos são pequenas herniações ou bolsas pequenas na mucosa intestinal, geralmente localizadas nas fibras musculares das paredes do intestino grosso. A formação de divertículos no […]

Leia mais

Hérnia de hiato: como deve ser o tratamento?

A hérnia de hiato pode provocar dores e refluxo. Acompanhe as principais informações sobre o assunto e veja como é feito o tratamento.

Leia mais

Câncer gástrico: sinais, sintomas, tratamento e como prevenir

O câncer gástrico, também conhecido como câncer de estômago, pode ser entendido como um crescimento de células anormais na mucosa interna do estômago. Entenda melhor […]

Leia mais

TENHA
A ENCICLOPÉDIA
DO APARELHO
DIGESTIVO
EM SUAS MÃOS

Loading