Ileostomia: entenda o que é e quais os cuidados necessários
A ileostomia é uma categoria de ostomia realizada para gerar uma ligação entre o intestino delgado e a parede do abdômen, permitindo que fezes e […]
Leia maisA doença de Crohn é caracterizada por uma inflamação que pode aparecer ao longo do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus, mas costuma se manifestar mais no intestino delgado e grosso (cólon).
Trata-se de uma doença autoimune crônica, que acompanha o paciente ao longo de sua vida. Entretanto, os sintomas podem ser controlados por meio de tratamento.
Entenda quais são as causas da patologia, os principais sintomas, como é feito o diagnóstico, o tratamento e quais alimentos evitar para diminuir as chances de uma crise aguda.
A doença de Crohn é considerada autoimune, ou seja, quando o corpo humano ataca o próprio organismo. Até hoje, não há um consenso acerca do que desencadeia a doença, mas sabe-se que há um componente genético de alta influência envolvido.
No mais, ainda que a doença não seja causada diretamente pelo consumo de determinados alimentos e fatores emocionais, esses fatores contribuem para o desencadeamento de sintomas e crises.
A doença de Crohn pode causar inchaço, vermelhidão e úlceras (feridas) no intestino. Quando a patologia não está sob controle, essas úlceras podem chegar a perfurar a parece do intestino, causando infecções e hemorragias.
Além disso, as cicatrizes também podem se tornar um problema quando chegam a bloquear a passagem do alimento ao longo do intestino.
Por isso mesmo é extremamente importante manter um acompanhamento com o médico e seguir todas as orientações de medicamentos e alimentação. Outros sintomas são:
O diagnóstico da doença de Crohn pode ser bastante complexo em decorrência das similaridades que a patologia possui com outras condições. O médico deve avaliar o histórico do paciente, realizar exames clínicos e testes laboratoriais.
Importante: a interação entre o médio e o paciente é determinante para traçar o diagnóstico correto, por isso, é fundamental que o paciente compartilhe todas as informações que puder.
Os exames mais comumente realizados para identificar a doença de Crohn são:
O tratamento da doença de Crohn envolve etapas que devem ser seguidas à risca pelo paciente.
Há um protocolo desenvolvido pelo médico, com base em informações como intensidade da dor abdominal, número de evacuações, ocorrência de fístulas, indisposição e manifestações patológicas.
Dessa forma, o médico consegue elencar a doença em níveis, do leve ao grave, e orientar o tratamento mais adequado.
Em todo o caso, é importante destacar que o tratamento visa combater e prevenir o processo inflamatório. Isso é feito por medicamentos e alimentação controlada.
Alguns alimentos devem ser evitados para diminuir irritações causadas ao trato gastrointestinal:
É importante compreender a doença de Crohn e ter conhecimento acerca dos exames realizados para o diagnóstico da patologia, como a endoscopia. Você pode acessar diversos conteúdos sobre condições do aparelho digestivo pelo GastroBlog.
Pelo GastroBlog, você encontra vários artigos para se informar sobre doenças e exames, todos elaborados e revisados pela equipe de médicos do portal Endoscopia Terapêutica.
A ileostomia é uma categoria de ostomia realizada para gerar uma ligação entre o intestino delgado e a parede do abdômen, permitindo que fezes e […]
Leia maisO terceiro tipo de câncer que mais mata é o câncer colorretal. Cerca de 40 mil pessoas são afetadas por essa doença todos os anos, […]
Leia maisO câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, está em segundo lugar no ranking de tumores mais comuns entre mulheres e em terceiro lugar […]
Leia mais