Esteatose hepática: o que causa, os sintomas e tratamento

A esteatose hepática é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura no fígado. Entenda a doença e conheça o tratamento.

É normal que o fígado acumule um pouco de gordura, porém, se a quantidade for grande, significa que o paciente possui um “fígado gorduroso”.

Como não costuma apresentar sintomas nos primeiros estágios, é preciso ficar atento e realizar os exames de checkup rotineiramente.

O que provoca esteatose hepática?

Há duas classificações para a esteatose hepática: alcoólica e não alcoólica. A alcoólica é causada pelo excesso de consumo de álcool, enquanto a não alcoólica pode derivar de:

  • Sedentarismo;
  • Sobrepeso;
  • Cirurgias;
  • Diabetes;
  • Gravidez;
  • Perda brusca de peso;

A esteatose hepática pode ocorrer em crianças nos primeiros anos de vida, sob a presença de doenças metabólicas. No caso de crianças mais velhas e adolescentes, as causas se assemelham às dos adultos.

Sintomas

É importante ressaltar que a esteatose hepática não costuma causar sintomas ou problemas aparentes. Nos exames, pode haver elevações das enzimas do fígado, quadro denominado hepatite gordurosa (esteato hepatite).

No mais, os primeiros sintomas só começam a aparecer quando há um dano hepático constante, causando um quadro grave como a cirrose.

Como é o diagnóstico da esteatose hepática?

Principalmente no caso da esteatose hepática não alcoólica, o diagnóstico é feito por exame de ultrassom abdominal.

Quando alguma alteração é identificada, o médico solicita outros exames, para medir os níveis das enzimas hepáticas e traçar o diagnóstico final.

Qual o tratamento para esteatose hepática?

Basicamente, o tratamento da esteatose hepática envolve modificações na rotina do paciente, com uma alimentação mais saudável, a prática regular de exercícios físicos e a redução do consumo de álcool.

Na maioria dos casos, é preciso perder peso e controlar outras possíveis doenças que podem surgir mediante o excesso de gordura no fígado.

No mais, não há remédios específicos que tratam a esteatose hepática, mas o médico responsável pelo caso pode recomendar que o paciente receba vacina contra hepatite B apenas para mitigar o aparecimento de outra doença no fígado.

Como prevenir?

Há algumas medidas a serem tomadas visando prevenir o excesso de gordura no fígado e/ou auxiliar no tratamento da esteatose hepática. As principais envolvem:

  • Realizar atividades físicas regularmente;
  • Diminuir o consumo de gordura, principalmente de origem animal;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Consumir carboidratos de forma mais equilibrada, dando preferência aos integrais;
  • Incluir alimentos fontes de fibras na alimentação;
  • Promover o controle do peso corporal, o que deve ser feito com o acompanhamento de um nutricionista.

Saiba mais sobre doenças como a esteatose hepática pelo portal EndoBlog

O EndoBlog foi idealizado por uma equipe de médicos e profissionais de saúde, com o intuito de promover informações reais sobre esteatose hepática e outras doenças que podem afetar a qualidade de vida dos pacientes.

Por isso, aqui pelo EndoBlog você encontra diversos conteúdos sobre saúde, envolvendo qualidade de vida e exames como endoscopia, e pode tirar suas dúvidas gratuitamente.

Navegue para acompanhar de perto o EndoBlog e acessar os novos conteúdos em primeira mão.

MAIS NOTÍCIAS

O que é papilotomia endoscópica?

Se você procura por informações completas sobre a papilotomia, acompanhe este artigo do EndoBlog. A papilotomia endoscópica é um procedimento médico realizado no tratamento de […]

Leia mais

Divertículos intestinais: causas, sintomas e tratamentos

Quando se formam, nas fibras musculares das paredes do intestino grosso, pequenas bolsas ou herniações na musoca intestinal, a medicina denomina como divertículos, existindo um […]

Leia mais

Cirurgia bariátrica e metabólica: entenda o procedimento e os benefícios

A obesidade grave ou mórbida é extremamente perigosa para a saúde física e mental, portanto a cirurgia de redução de estômago é uma opção para […]

Leia mais

TENHA
A ENCICLOPÉDIA
DO APARELHO
DIGESTIVO
EM SUAS MÃOS

Loading