EndoBlog: endoscopia por cápsula

A endoscopia por cápsula é um exame realizado com o intuito de diagnosticar doenças ou anormalidades no trato digestivo. Tire as principais dúvidas sobre o assunto aqui no EndoBlog.

O que é a endoscopia por cápsula

A endoscopia por cápsula é um exame que consiste na utilização de uma pequena câmera, sem fio, que é engolida pelo paciente para registrar imagens do trato gastrointestinal.

A câmera utilizada é minúscula e fica posicionada dentro de uma cápsula com formato de comprimido. Após ser engolida, a câmera passa a tirar milhares de fotos enquanto passa por todo o trato gastrointestinal. As imagens são transmitidas para um dispositivo que fica acoplado à cintura do paciente.

Logo após o exame, o paciente pode ficar tranquilo quanto à evacuação da cápsula. Ela deverá ser expelida pelo corpo naturalmente dentro de, aproximadamente, doze horas, sem que isso represente dor ou incômodo (boa parte das pessoas nem nota a presença da cápsula nas fezes).

Situações em que se usa a cápsula endoscópica

A endoscopia por cápsula é utilizada para identificar doenças do intestino delgado (quando outros métodos endoscópicos não conseguem prover uma avaliação). Uma situação comum de aplicação da cápsula é para o diagnóstico de sangramento digestivo sem causa identificada. 

Há outras condições que afetam o intestino delgado e que podem ser identificadas por meio do exame, como síndromes polipoides, doença de Crohn, tumores do delgado, angiectasias hereditárias, doença celíaca e diarreia crônica.

Para que serve e quais são as vantagens para o paciente

Ainda que a cápsula capture imagens de grande parte do trato gastrointestinal, o exame é utilizado amplamente para examinar o intestino delgado, órgão do corpo que é considerado de difícil acesso por outros exames (como a endoscopia convencional) e, por isso, demanda uma técnica mais apropriada.

Entre as vantagens, é possível citar a segurança que o exame proporciona, além de ser imperceptível (sem dor ou incômodo) e não representar efeitos colaterais.

Como se preparar para o procedimento?

Como a maioria dos exames envolvendo o trato gastrointestinal, a endoscopia por cápsula demanda alguns cuidados precedentes.

Nesse sentido, é fundamental seguir todas as recomendações do médico responsável. Ele orientará, por exemplo, como deve ser feito o jejum antes de ingerir a cápsula (visando à máxima eficiência do exame).

É muito provável que o médico restrinja a dieta que precede o exame a alimentos líquidos, vetando totalmente o consumo de qualquer tipo de comida algumas horas antes da realização da endoscopia por cápsula.

Importante: o paciente deve conversar diretamente com o médico responsável para tirar todas as dúvidas acerca de como se preparar para o exame. Além disso, é preciso informar ao médico alguns dados relativos a histórico envolvendo algum tipo de intervenção cirúrgica, se consome medicação de uso contínuo, se possui marcapasso, se apresenta dificuldade para engolir ou se já passou por quadro de obstrução intestinal.

Quais são as contraindicações?

Apenas o médico pode avaliar se a endoscopia por cápsula é a melhor alternativa para o caso. No geral, há contraindicação:

  • se o paciente possui algum quadro de demência;
  • se o paciente não for colaborativo (no sentido de não conseguir engolir a cápsula);
  • em caso de oclusão intestinal;
  • quando há estenoses do intestino delgado;
  • quando há estenoses esofágicas ou divertículo de Zenker (condição que dificulta o trajeto da cápsula);
  • em caso de gravidez;
  • em caso de gastroparesia severa (condição que acomete a musculatura do estômago);
  • quando o paciente apresenta sinais de obstrução do intestino delgado.

Tem dúvidas sobre endoscopia? Saiba tudo pelo EndoBlog

No EndoBlog estão todas as informações sobre endoscopia, e você pode acessá-lo gratuitamente. O portal foi idealizado pelo Endoscopia Terapêutica para fornecer conteúdo confiável e relevante aos pacientes que buscam tirar suas dúvidas com profissionais de saúde especializados em gastrologia.

Siga o EndoBlog para conferir todas as matérias em primeira mão, ligadura elástica varizes esofágicas e muito mais

Leia também: Tratamento endoscópico de varizes do estômago | Endoscopia Digestiva Alta | Acalásia

MAIS NOTÍCIAS

Gastroenterite: o que é e no que se diferencia da gastrite

A gastroenterite é uma infecção que acomete o aparelho digestivo, principalmente na região do intestino delgado. Geralmente, uma crise dura de 2 a 5 dias. […]

Leia mais

O que comer após a colonoscopia

A colonoscopia é um teste de triagem, geralmente feito sob sedação. É usado para detectar possíveis problemas de saúde no cólon, como pólipos e câncer […]

Leia mais

Tire suas dúvidas sobre a retocolite ulcerativa

Descubra tudo o que você precisa saber sobre a retocolite ulcerativa (RCU), uma condição inflamatória crônica, que afeta os intestino grosso e o reto. Se […]

Leia mais

TENHA
A ENCICLOPÉDIA
DO APARELHO
DIGESTIVO
EM SUAS MÃOS

Loading