Varizes de esôfago: o que é e como lidar com esse problema

As varizes de esôfago podem ser entendidas como veias aumentadas localizadas nas paredes do esôfago. Entenda melhor como se dá essa condição, como ela interfere na saúde do paciente, qual exame realiza o diagnóstico e conheça as opções de tratamento.
Leia também: Dificuldade para engolir: entenda sobre a disfagia

O que são as varizes de esôfago?

Basicamente, as varizes de esôfago são veias inchadas que ficam nas paredes do esôfago. Nessas varizes, a pressão é maior do que o normal, sendo possível chegar ao ponto de haver rompimento das veias, ocasionando sangramento súbito e potencialmente grave.

Por conta do risco de gravidade do sangramento, as varizes de esôfago são consideradas um problema de saúde que precisa de acompanhamento médico.

Tratamento e cuidados das varizes de esôfago

No caso de paciente com doença hepática avançada, o médico responsável pelo caso poderá desconfiar da presença de varizes de esôfago e, então, solicitar a endoscopia digestiva para o diagnóstico.

Caso seja confirmada a presença de varizes esofágicas, o tratamento poderá ser feito aplicando elásticos em volta das veias salientes. O melhor método dependerá da gravidade dos sangramentos.

Para evitar que as varizes de esôfago estourem e causem sangramento, é fundamental seguir as instruções do profissional de saúde. Caso tenha cirrose alcoólica, o paciente deverá parar de beber.

Causas e sintomas

A principal causa das varizes de esôfago é a hipertensão portal, que, por sua vez, costuma surgir a partir da cicatrização do fígado devido a alguma inflamação contínua, como hepatite crônica. A cicatrização continuada do órgão leva à formação de um tecido fibroso, condição também conhecida como cirrose.

O único sintoma das varizes esofágicas é o sangramento, ou seja, sem a presença de sangue o paciente provavelmente nem desconfiará que possui varizes.

No caso de sangramento leve, os sintomas envolvem fezes escurecidas e odor forte (melena). Quando o sangramento é grave, pode haver vômito com sangue e fezes sanguinolentas.

Diagnóstico de varizes de esôfago: o papel da endoscopia

O diagnóstico de varizes de esôfago é realizado por meio do exame de endoscopia digestiva alta, que possibilita a visualização direta das varizes.

Prevenção

Para evitar o desenvolvimento de varizes de esôfago, é preciso combater as causas de cirrose, como alcoolismo e infecções pelo vírus da hepatite.

Além disso, é fundamental realizar um check-up recorrente para diagnosticar possíveis doenças do fígado e, assim, tratá-las antes que evolua para uma cirrose. 

Varizes de esôfago: conheça tudo sobre saúde do sistema digestivo pelo GastroBlog

O tratamento das varizes de esôfago é fundamental para evitar o aparecimento de novas varizes, assim como a presença de sangramentos. Para saber o melhor tratamento, o paciente deve procurar auxílio médico e seguir todas as orientações passadas pelo profissional.

Além disso, pacientes e pessoas interessadas em saber mais sobre a saúde do sistema digestivo, exames que ajudam a diagnosticar anormalidades e varizes de esôfago podem acompanhar o GastroBlog, portal pertencente ao Endoscopia Terapêutica e idealizado para fornecer à população informações corretas e relevantes, visando à qualidade de vida e ao bem-estar da população.

Navegue pelo GastroBlog para acompanhar todos os materiais que são postados no site, ligadura elástica varizes esofágicas e muito mais

Leia também: Tratamento endoscópico de varizes do estômago | Endoscopia Digestiva Alta | Acalásia

MAIS NOTÍCIAS

Março Azul: campanha sobre a conscientização do câncer colorretal

O terceiro tipo de câncer que mais mata é o câncer colorretal. Cerca de 40 mil pessoas são afetadas por essa doença todos os anos, […]

Leia mais

Câncer gástrico: sinais, sintomas, tratamento e como prevenir

O câncer gástrico, também conhecido como câncer de estômago, pode ser entendido como um crescimento de células anormais na mucosa interna do estômago. Entenda melhor […]

Leia mais

Disfagia: como identificar os sintomas e conhecer

A disfagia é uma condição que pode causar dores ao engolir, engasgo frequente, tosse e sensação de comida presa. Os sintomas da disfagia indicam que […]

Leia mais

TENHA
A ENCICLOPÉDIA
DO APARELHO
DIGESTIVO
EM SUAS MÃOS

Loading