Quiz: pancreatite aguda!
Paciente masculino, 42 anos, internado há 24 horas com quadro de pancreatite aguda de origem biliar.
Apresenta piora do estado geral, taquicardia e curva ascendente de amilase, lipase, leucograma, pcr e bilirrubina.
Exames atuais: amilase 3.465, lipase 20.971, leucócitos 12.000, pcr 181 e bilirrubina total 12 (bd 7).
Ressonância com sinais de pancreatopatia aguda, associada a coleções laminares de líquido livre na cavidade abdominal, dilatações das vias biliares (11 mm), colecistopatia calculosa e pequena imagem de 2 mm com ausência de sinal na região da papila.
2 Comentários
Deixe um comentário
Comentários restritos para membros do site. Clique aqui e faça já o seu cadastro gratuito.
Bruno da Costa Martins
No caso o paciente apresenta piora do estado geral e curva ascendente de amilase e lipase. Indicação precisa de CPRE, mas só iniciaria dieta quando apresentasse sinais de melhora clínica e curva descendente de amilase.
Joel Fernandez de Oliveira
Realmente Bruno essa é uma importante mudança de paradigma. Confesso que em minha experiência prévia como cirurgião nunca adotei essa conduta. No entanto nessa análise de 11 RCT comparando jejum vs dieta não foi evidenciado diferença na mortalidade porém foi encontrada diferença na taxa de intervenção devido a necrose nos casos em que foi adotado o jejum. O autor ainda comenta que alguns pacientes só irão conseguir iniciar dieta após 24h devido a dor, vômito ou íleo, porém se após esse período ainda não estiverem aptos, deverá ser iniciada dieta enteral.