Home » QUIZ !

QUIZ !

por Renzo Feitosa Ruiz
Compartilhe:

Paciente de 46 anos, sexo feminino, assintomática, sem histórico de pancreatite prévia, apresentou de forma incidental, em um USG transabdominal, uma lesão cística pancreática. Foi submetida a ecoendoscopia (imagem abaixo), a qual evidenciou uma lesão macrocística, unilocular, medindo 4,7 cms x 2,8 cms, na transição corpo/cauda e sem comunicação com os ductos pancreáticos principal ou secundários. Não havia dilatação do Wirsung. Realizada punção ecoguiada para análise do líquido; o qual apresentou as seguintes dosagens : amilase 43 U/ml e CEA 5478 ng/ml.

mucinoso

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !


Apenas nos diga quem você é para ver o resultado!

Neoplasias císticas pancreáticas I got %%score%% of %%total%% right

+ posts

Doutorado pelo Depto. de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP

Especialização em Motilidade Digestiva pelo Depto. de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP

Médico do Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Israelita Albert Einstein

Médico do Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Alemão Oswaldo Cruz


Compartilhe:

2 Comentários

Renzo Feitosa Ruiz
Renzo Feitosa Ruiz 05/04/2022 - 8:48 pm

Olá, Bruno. Concordo com você. Em tratando-se de lesões císticas a avaliação estática por fotos engana mesmo. No caso em questão a lesão era sim multiseptada e macrocística, achados ecográficos frequentes em lesões mucinosas, porém não característicos. O padrão microcístico é raro nesse tipo de lesão. Entretanto, poderia sim ser um cistoadenoma seroso, apesar do aspecto apresentado nesse caso não ser típico (as lesões serosas típicas são de padrão microcístico e apresentam-se como múltiplas lesões anecoicas separados por septos finos que dão a lesão um aspecto de “favo de mel”).
Embora a imagem do QUIZ seja septada, o achado característico e patognomônico de lesões serosas não está presente (cicatriz central traduzida por calcificação dos septos intracísticos que se dispõem de forma coalescente). Outra diferença entre esses tipos de lesões é o nível do CEA, que está normal em cistoadenomas serosos e elevado nos mucinosos. Por esse motivo a punção ecoguiada é um importante método diagnóstico na diferenciação dessas lesões sempre que haja dúvida diagnóstica.

Bruno Martins
Bruno Martins 05/04/2022 - 12:14 pm

Interessante o cado Renzo. Duas dúvidas: 1.) aparentemente existem algumas septações. Imagem estática às vezes pode enganar. A lesão não era multilocular? 2. ) Porque não poderia ser cistoadenoma seroso?

Deixe seu comentário