Quiz: Lesão bulbar – Qual sua hipótese?

Quiz: Lesão bulbar – Qual sua hipótese?
Compartilhe:
Paciente do sexo masculino, 55 anos, realizou exame de endoscopia digestiva alta por dor epigástrica. No exame de endoscopia observado, lesão no bulbo duodenal, sendo posteriormente realizada ecoendoscopia com punção (fotos dos exames abaixo):

 

lesão bulbar

lesão bulbar

lesão bulbar

lesão bulbar

lesão bulbar

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !


Apenas nos diga quem você é para ver o resultado!

gist bulbar Acertei %%score%% em %%total%%

 

Acesse o Endoscopia Terapêutica para tomar contato com mais artigos comentados, assuntos gerais, casos clínicos, quizzes, classificações e mais!

Baixar em PDF
Compartilhe:

Advanced Endoscopy Fellowship na Cleveland Clinic, Ohio, EUA.
Mestre pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM.
Especialização em endoscopia oncológica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP.

Baixar em PDF

2 Comentários

  1. muito legal… parabens… minha pergunta… pelo tamanho do GIST sem necesidade de tratamento … que em geral fica resservado aos GIST s maiores de 5 cm … porém no duodeno pode futuramente causar…. se houver crescimento sintomas de obstrução….. aí seria cirúrgico……

    • Obrigado colega.
      Os índices prognósticos que avaliam o risco do GIST levam em conta tamanho e índice mitótico. Enquanto o tamanho é relativamente fácil de ser avaliado nos exames de imagem, o índice mitótico raramente consegue ser determinado através das biópsias convencionais ou através da ecoendoscopia. Diante disso, os principais consensos recomendam conduta cirúrgica para os GISTs maiores de 2 cm, e tb para os tumores que causem sintomas independente do tamanho.

Deixe um comentário