QUIZ! Qualidade em Colonoscopia

QUIZ! Qualidade em Colonoscopia
Compartilhe:

 

 

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !


Apenas nos diga quem você é para ver o resultado!

Fatores de qualidade de colonoscopia Acertei %%score%% em %%total%%
Compartilhe:
Foto de perfil de Bruno Martins

Médico Endoscopista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Endoscopista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Doutor em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Contato: bruno.endoscopia@gmail.com
www.cpe.med.br

3 Comentários

  1. Foto de perfil de Bruno Medrado

    Bruno, excelente quiz. Acredito seriamente na necessidade de valorização dos critérios de qualidade em colonoscopia e é sempre bom recordarmos dos principios. Em relação ao índices de sangramento pós polipectomia, confesso que não recordo de algum guideline citar isso especificamente como critério de qualidade. Saberia comentar algo mais sobre isso? Abraço

  2. Foto de perfil de Bruno Martins

    Perfeito Bruno, esqueci de comentar sobre as complicações. O guideline da ASGE recomenda mensurar os índices de perfuração e de sangramento pós-polipectomia: índice de perfuração (todos os exames): 1:500; índice de perfuração (exames de screening): 1:1.000; índice de sangramento pós-polipectomia <1%. Vou atualizar isso nos comentários.

  3. Foto de perfil de Gerson Brasil

    Ótimo Quiz, Bruno, parabéns! Perseguir uma Colonoscopia de qualidade é fundamental, pois, além de ser um exame rotineiro na realidade da maioria dos endoscopistas, há impacto direto na prevenção do CaCR! Nunca é demais lembrar que a taxa de detecção, como o próprio nome diz, é para Adenomas (ADR), ou seja, quando do cálculo das nossas taxas individuais não se pode contabilizar os frequentes Pólipos Hiperplásicos (caso efetivamente removidos) do reto distal. Além disso, recordar que para usarmos esse índice de aferição de qualidade na nossa prática diária é imprescindível um preparo de cólon adequado. Abraço!

Deixe um comentário