Dissecção endoscópica da submucosa de câncer gástrico precoce

Dissecção endoscópica da submucosa de câncer gástrico precoce
Compartilhe:
› BAIXAR ARQUIVO

 

Paciente de 67 anos, completou recentemente tratamento para câncer de mama com quimio e radioterapia, apresentando sintomas dispépticos. Na endoscopia digestiva observada lesão plano-deprimida na região da Incisura Angularis com cerca de 40mm que foi biopsiada. Análise histológica revelou tratar-se de uma adenocarcinoma in situ. Indicado ESD para ressecção da lesão.

 

Clique aqui e leia mais sobre ESD neste link

 

Baixar em PDF
Compartilhe:
Foto de perfil de Felipe Paludo Salles

Residência em Endoscopia Digestiva no Hospital das Clínicas da USP (HCFMUSP)
Residência em Gastroenterologia no Hospital Universitário da UFSC
Presidente da SOBED / SC na gestão 2018-2020
Médico da clínica Endogastro em Florianópolis e ProGastro em Joinville

Baixar em PDF

2 Comentários

  1. Foto de perfil de Matheus Franco

    Felipe parabéns pelo vídeo e pela realização procedimento. Qual solução você utilizou para injeção na submucosa? Vc acha que nesse caso com a lesão localizada na incisura algum dispositivo de tração teria facilitado a sua ressecção? Abraço

  2. Foto de perfil de Felipe Paludo Salles

    Obrigado Matheus. A solução utilizada foi de manitol 10%, com indigo carmin e adrenalina. Outra opção no Brasil é a utilização de algum colóide como o Voluven.

    Com certeza algum dispositivo de tração teria ajudado muito neste caso. Pois como a lesão era na Incisura, o procedimento foi realizado em retrovisão que dificulta muito a aproximação do cap no plano da submucosa, e as vezes a dissecção teve que ser feita um pouco afastada.

    Mas a maior dificuldade foi na incisão inicial da mucosa pois no ângulo da incisura a mucosa acaba ficando muita mais próxima da muscular o que aumenta o risco de uma perfuração ja no começo no procedimento.

    Um abraço

Deixe um comentário