Dicas sobre prevenção do câncer de intestino

O câncer de intestino (ou colorretal) é um dos que mais mata no Brasil, ficando atrás, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), apenas do câncer de mama e de próstata. Ele atinge mais de 40 mil brasileiros por ano, com estimativa de que a mortalidade em razão da doença aumente até 2025.

Por esses motivos, é importante estar atento aos fatores que contribuem para a prevenção do câncer de intestino e também ao exame para rastreá-lo. Veja abaixo algumas dicas.

O que é câncer de intestino?

Boa parte dos tumores é gerada a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Os sintomas de um câncer no intestino geralmente envolvem: sangramento retal, fezes de coloração escura, intestino preso, diarreia frequente, flatulência malcheirosa, eliminação de muco nas fezes, sensação de querer evacuar com frequência, entre outros.

Quando detectado precocemente, é tratável, principalmente se não tiver se espalhado para outros órgãos. O diagnóstico precoce é capaz de possibilitar uma melhor forma de tratamento. Caso não seja tratado, o câncer pode se espalhar (metástase) para outras partes do corpo. Geralmente, é aconselhado o exame de colonoscopia, que permite olhar o interior do reto e do cólon.

Mas o que pode ser feito para a prevenção do câncer de intestino?

Atividade física

Além de combater a obesidade, que está associada a diversas patologias, a prática regular de exercícios físicos pode proteger o organismo do câncer de intestino diminuindo a resistência à insulina (que é estimuladora do crescimento das células, inclusive das cancerígenas) e liberando endorfina (hormônio que fortalece o sistema imunológico).

Dieta rica em fibras, frutas e vegetais

As fibras e a ingestão de líquido contribuem para o trânsito intestinal e agridem menos as células da mucosa intestinal. Isso reduz o risco de câncer no intestino. Por isso, é importante adotar uma dieta rica em frutas e vegetais e pobre em gorduras e carnes processadas, pois elas aumentam o risco de câncer, além de contribuírem com a resistência à insulina e a obesidade.

Exame periódico de colonoscopia

Como já dito, quando diagnosticado precocemente, o câncer de intestino é tratável. Para isso, é importante fazer um rastreamento dos pólipos, que podem ser removidos antes mesmo de se tornar câncer de intestino.

A melhor forma de prevenção do câncer de intestino é a descoberta logo no início, o que pode ser feito por meio de colonoscopia periódica, principalmente para pessoas acima dos 45 anos.

Todas as pessoas devem iniciar o rastreamento aos 50 anos de idade, mesmo sem sintomas. Se você tem pais ou irmãos que tiveram câncer no cólon, especialmente antes que eles tivessem 50 anos de idade, você pode ter um maior risco de pólipos ou câncer. Neste caso, o seu médico pode querer começar a triagem antes de você ter 50 anos.

Outros fatores

Para a prevenção do câncer de intestino, é preciso um estilo de vida saudável. Por isso, outros fatores devem ser evitados, como:

  • obesidade;
  • bebida alcoólica;
  • tabagismo.

Colonoscopia no GastroBlog

O GastroBlog é um site que traz informações verídicas concedidas por médicos especialistas com o objetivo de trazer mais esclarecimento sobre diversos temas que envolvem o aparelho digestivo.

No site, é possível encontrar diversas informações sobre como se preparar para a colonoscopia e outras dúvidas. Você também pode encontrar mais dados sobre endoscopia, exame indicado para doenças da parte superior do tubo digestivo.

Acesse o GastroBlog e confira!

MAIS NOTÍCIAS

Constipação intestinal ou prisão de ventre: entenda melhor

A constipação intestinal, também chamada de prisão de ventre, diz respeito à dificuldade ou ausência de evacuação. Entenda melhor como se dá o problema e […]

Leia mais

Dicas sobre prevenção do câncer de intestino

O câncer de intestino (ou colorretal) é um dos que mais mata no Brasil, ficando atrás, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), apenas do […]

Leia mais

Úlcera gástrica: o que é, sintomas e dicas para cuidar

A úlcera gástrica é uma condição que pode acometer pessoas de diferentes idades e por diversos motivos. Entenda como a úlcera se desenvolve e quais […]

Leia mais

TENHA
A ENCICLOPÉDIA
DO APARELHO
DIGESTIVO
EM SUAS MÃOS

Loading